Massagem Shantala para Bebês | Eliá Spa Cursos Brasília

Sobre:

Esta massagem originária na Índia, onde é tradicionalmente passada de mãe para filha. É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês, como num hábito quotidiano de cuidado e carinho.

Esta técnica foi trazida para o ocidente pelo médico ginecologista e obstetra francês Frederick Leboyer em 1976 e um pouco mais tarde (1978) foi trazida para o Brasil).

Numa das suas viagens à Índia, numa pequena aldeia do sul (Calcutá), Frederick Leboyer observou uma mãe massageando seu bebé. Maravilhado com os movimentos suaves, delicados e carinhosos e com a força desta técnica, pediu à mãe que deixasse ser fotografada e batizou a sequência com o nome da mulher (mãe) SHANTALA.

A magia do toque:

Shantala, antes de ser uma técnica, é uma arte… a Arte de dar Amor através da Magia do Toque… O primeiro tipo de comunicação do bebê é o toque e é através dele que a criança se sentirá amada e protegida porque trás a lembrança do útero materno. O tato, órgão do sentido, começa e se desenvolver a partir da 6ª semana gestacional e é muito vivenciado pelo bebê ao ser tocado pelas estruturas do útero da mãe e nas carícias que a mãe faz e recebe na barriga. Ao ser tocado após o nascimento, o bebê se lembra daquela sensação de segurança e sente-se protegido.

O contato com o bebê através da massagem é também importante para a formação da sua imagem corporal pois através dos movimentos da massagem ele descobrirá o seu próprio corpo (pernas, mãos, pés) e o espaço que o seu corpo ocupa. Os pais também aprendem a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê promovendo um canal a mais de comunicação. Neste momento único entre quem massageia e o bebê que recebe, a mãe ou o pai se coloca inteiramente à disposição do bebê, tocando-o, conversando com a sua pele. O toque vai aonde as palavras não alcançam, fortalecendo o vínculo afetivo mãe-pai-bebê.

Benefícios da Massagem:

A Massagem Shantala possui inúmeros benefícios no desenvolvimento global do bebê. Induz na criança um grande relaxamento, reduzindo as tensões e eliminando os bloqueios existentes.

Ajuda a combater as insônias e reduz a ansiedade contribuindo de forma muito eficaz para a eliminação de gazes e para o desaparecimento de cólicas intestinais. Melhora o funcionamento do aparelho digestivo, cardíaco, respiratório e locomotor. Reforça as resistências naturais a gripes e constipações, retenção de mucosidade (expectoração) e a outras patologias e contribui, ainda, no processo formativo da dentição. Ajuda a ampliar as sensações de segurança e de auto-estima.

Material necessário:

  • Um boneco tipo nenuco (com braços e pernas flexíveis); pode também trazer o seu bebê
  • Uma toalha
  • Uma almofada
  • Roupa confortável

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co